sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Geocentrismo e Heliocentrismo



Ciências

Ao longo da história as duas teorias mais conhecidas sobre o Sistema Solar são: a do geocentrismo e o heliocentrismo. 

  
Qual a diferença entre Geocentrismo e Heliocentrismo?

O geocentrismo foi defendido pela igreja católica, pois apresentava aspectos de paisagens bíblicas. Nessa teoria o centro do sistema é a Terra e os demais astros orbitam ao redor dela.
O heliocentrismo defende a tese de que o Sol é o centro do sistema e a Terra e os demais planetas se movem ao redor dele. Atualmente, e a teoria mais aceita pelos cientistas.

Também importantes são os planetas que compõem o Sistema Solar. Quais são eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. 
Assista abaixo um documentário sobre a formação do nosso Sistema Solar: 


Ensino Religioso

O Judaísmo é a Religião dos Judeus. Uma de suas celebrações é conhecida como Sucot - Festa dos Tabernáculos - e dura 7 dias. Sua celebração é mencionada na Bíblia. O Judaísmo possui alguns símbolos tais como: Menorah, Estrela de David e muitos outros. A Menorah é o símbolo mais antigo.
O Judaísmo é a religião mais antiga do mundo e originou-se por volta do século 18 a.C.
Os cultos são realizados nas chamadas sinagogas.
Os principais rituais são: a circuncisão, Bar Mitzah e Bat Mitzah e que representam o início da vida adulta.
Os Judeus sofreram enorme perseguição durante a segunda Guerra Mundial onde foram praticamente exterminados pelos nazistas.
Atualmente o Judaísmo é a religião monoteísta que possuí o menor número de seguidores no mundo.



Língua Portuguesa

Bumba Meu Boi é uma festa folclórica que ocorre geralmente no Norte e no Nordeste do Brasil. É uma festa ligada nas tradições africanas e indígenas que ocorre junto com os festejos juninos. O tema central do Bumba Meu Boi é a lenda sobre a morte e ressurreição de um boi, além de outros personagens fantásticos.
A Marujada é uma Festa em Louvor a São Benedito sendo constituída, dirigida e organizada por mulheres. Teve início em 1798, sob autorização dos senhores brancos, pois, foi um pedido feito pelos escravos. A Marujada é somente dança, não há dramatização ou cantoria.
O Senhor do Bonfim é uma celebração religiosa que ocorre anualmente em Salvador, na Bahia. Ocorre do segundo domingo depois do dia dos Reis. Todos os participantes da festa se vestem de Branco e participam de uma procissão.


História

Estamos quase encerrando o ano, e nesse trimestre, em História, nós estamos aprendendo sobre: como acabou a escravidão, o império em crise, a política do café com leite, o voto de cabresto, as cidades se transformam, chegaram mais imigrantes, a semana de arte moderna e a crise da república dos fazendeiros.
Vamos relembrar os assuntos:
O fim da escravidão: o Brasil foi o ultimo país a abolir a escravidão. A revolta dos escravos pela sua liberdade era mais frequente. A abolição começou quando vieram as leis: Eusélio de Queirós (1850, proibia o tráfico negreiro), Lei do Ventre Livre (1871, filhos de escravizados nasciam livres), Lei dos Sexagenários (1885, a partir de 65 anos os escravos eram livres). No dia 13 de maio de 1888 é assinada a Lei Áurea pela princesa Isabel.
O império em crise: em 1870, o império estava sofrendo crises, os donos de escravos estavam reclamando, vários setores da sociedade estavam descontentes. No dia 16 de novembro de 1889 a família imperial parte. Então, no dia 15 de novembro de 1889, sob o comando do Marechal Deodoro da Fonseca, a monarquia é derrubada e a república é proclamada.
Política do café com leite e o voto de cabresto: São Paulo era o estado que mais exportava café e o estado de Minas Gerais, que tinha mais eleitores, era um grande produtor de leite. Os dois estados fizeram um acordo chamado Política do Café com Leite, onde eles dividiam a presidência. O acordo foi até 1930. Os coronéis usavam as pessoas que moravam no campo para fazer o Voto do Cabresto (eles eram obrigados a fazer o voto) em troca de dinheiro ou favores.
As cidades se transformaram: com a exportação do café, os fazendeiros paulistas investirem, entre outras coisas, nas indústrias. Com isso a população da cidade aumentou especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Chegaram mais imigrantes: no século XIX, chegaram mais imigrantes no Brasil, em procura de dinheiro e iam voltar para a terra natal. Em seu país de origem haviam perdido tudo por isso vieram para cá em busca de sobrevivência. Os imigrantes tinham uma vida difícil nas fazendas de café e então, muitos acabavam se mudando para a cidade em busca de uma vida melhor. As condições de trabalho nas fábricas eram precárias, assim como em outros países, surgiram os sindicatos (organizações que associam os trabalhadores é lutam por seus direitos e melhorias).
A semana da arte moderna: no ano de 1922, durante a comemoração dos 100 anos da Independência do Brasil, no teatro municipal de São Paulo, foi realizada um evento cultural chamada Semana da Arte Moderna. Apareceram por lá os artistas: Mário de Andrade, Manoel Bandeira e Oswald de Andrade (na literatura), Heitor Villa Lobos e Guiomar Novaes (na música), Anitta Malfutti, Di Cavalcanti, Victor Brecheret e Vicente do Rego Monteiro (nas artes plásticas). Tarcila do Amaral não compareceu ao evento, porém passou a integrar o movimento e tornou-se uma de suas principais representantes.



Geografia

A semana acabou, mas os estudos estão só começando, pois na próxima semana teremos provas e simulados, então, vamos relembrar algumas matérias desse trimestre.
Em Geografia, a professora Andréa passou vários textos sobre as regiões do Brasil (norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul).

Região Norte

O clima predominante é o equatorial, com chuvas e temperatura mediana. Os pratos típicos são caldeirada de tucunaré, quiche de macaxeira, torta de carne de sol, tapioca, chibé, pato no tucupi, paçoca de banana, camarão, mariscos, cuscuz de milho, mingau de banana e frutos. A dança é a carimbó, os homens devem usar uma calça curta e uma camisa estampada, as mulheres usam saia rodada, uma blusa, colares e flores presas aos cabelos. O relevo é composto por: planícies, planaltos e depressões. Os estados são: Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Roraima e Tocantins. A bacia hidrográfica é a Amazônica. Os principais rios são os afluentes e o Amazonas. A vegetação da região é formada por cocais, cerrado, campos, mangues e a Floresta Amazônica.

Região Nordeste

Os estados que compõem a região são: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O clima é tropical, subtropical e tropical úmido. A vegetação é composta de: mangues, campos, caatinga, cerrado, mata atlântica, mata tropical, mata de cocais e floresta amazônica. Na região existem muitas danças, uma delas é a Torém. O acarajé é uma das comidas mais populares da região. O relevo é composto por planaltos, planícies e depressões. O principal rio da região é o rio Araguaia e o Tocantins.

Região Centro-Oeste

A região é composta pelos estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal. A forma de relevo são planaltos. A vegetação é composta pela floresta amazônica, mata tropical, cerrado, campos e o Pantanal. O clima predominante é o tropical semiúmido com chuvas frequentes. Os principais rios são o Paraguai e o rio Amazonas.

Região Sudeste

Os estados da região são os de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A forma de relevo da região é formada por planaltos. A vegetação da região é mata atlântica, mata tropical, cerrado, caatinga, campos e vegetação litorânea. O clima é feito de tropical, tropical úmido e subtropical. Os principais rios que se encontram na região são os rios afluentes do Paraná e do São Francisco.

Região Sul

Os estados que compõem a região são os do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os relevos que se destacam é o planalto. A vegetação predominante na região é composta de: mata tropical, mata atlântica, campos, mangues e matas araucárias. O clima na região é o subtropical.


Matemática

Aprendemos em matemática divisão por numero decimal. Para realizar essa divisão precisamos ver se o número da divisão em que eu divido é menor ou maior do que o número em que eu somo, depois eu divido da forma normal, mas, para dividir número decimal por número decimal (número com vírgula) precisamos multiplicar os números de acordo com o valor de números em que eu divido.
Aprendemos também a transformação de número decimal para porcentagem. Veja as regras que podemos usar para fazer essa transformação:
Ex: para sabermos quanto é 12% de 16 bolas, primeiro precisamos transformar o valor da porcentagem em número decimal (número com vírgula) da seguinte maneira: 12% = 12 / 100 = 0,12.
Depois resolva a multiplicação, mas não esqueça que no final você conta quantos números depois da vírgula você tem que acrescentar no resultado: 0,12 x 16 = 1,92.

Texto escrito pelos alunos:

  • Jorys Cesar Hegedus Filho e Letícia Marcelino Marques – 5º ano A
  • Maria Clara Gavazzi Camargo A. Capozzi e Maria Eduarda Veloso Cristoforo – 5º ano B


Revisado pelas professoras Andréa Nunes e Sandra Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário