Português
Revisamos os conteúdos sobre
verbos. Como já sabemos, o modo indicativo apresenta os seguintes tempos
verbais: pretérito (perfeito, imperfeito e mais que perfeito), presente e
futuro (do presente e do pretérito).
O pretérito, ou passado,
subdividi-se em três tempos:
- Pretérito perfeito: transmite-se a ideia de uma ação completamente concluída. Ex: “perto de 300 anos antes de Cristo apareceram as primeiras facas de bronze” (revista Recreio, nº 84).
- Pretérito imperfeito: transmite a ideia de uma ação habitual ou contínua. Ex: “ela tirava o carro da garagem todos os dias na mesma hora”.
- Pretérito mas que perfeito: expressa a ideia de uma ação ocorrida no passado ou anterior a outra ação também passada. Ex: “quando a mãe percebeu, a criança já pusera o sapato na boca”.
Curiosidades: no português
brasileiro, na língua coloquial (informal) emprega-se com maior frequência o
pretérito mais que perfeito na forma composta. Ex: “quando a mãe percebeu, a
criança já tinha posto o sapato na boca”.
Matemática
Elaboramos uma ilustração a
partir da reunião de pontos. Por um mesmo ponto podemos traçar um número
infinito de pontos. Retas é um conjunto infinito de pontos. Ela não tem fim nos
dois sentidos. Podemos indicar uma reta por uma letra minúscula do alfabeto ou
por dois pontos a ela pertencentes.
As posições de uma reta variam,
podem ser horizontal, vertical ou inclinada ou diagonal.
A semirreta é infinita apenas em
um sentido.
As posições relativas de duas
retas podem ser paralelas (não têm nenhum ponto em comum) e concorrentes (são
aquelas que têm um ponto em comum).
Ciências
Circuitos
elétricos
O circuito elétrico é o caminho
percorrido pela corrente elétrica. Ele geralmente é formado por geradores
(pilhas, equipamentos elétricos e fios condutores).
Quando a corrente elétrica não é
interrompida por um interruptor, temos um circuito fechado. Quando é
interrompida, temos um circuito aberto.
A rede elétrica de sua casa
juntamente com os equipamentos elétricos forma um circuito, porque o
interruptor deixa que a eletricidade chegue até a lâmpada, deixando-a acesa.
Quando a lâmpada fica apagada é que o interruptor impede que a eletricidade
chegue à lâmpada.
Fizemos uma atividade prática
associando ciências e matemática, montamos uma maquete de uma quadra esportiva
com iluminação, escala e área.
História
Nas
Artes: o Modernismo
Industrialização, migração de
pessoas do campo para a cidade, reformas urbanas e a chegada de novos
imigrantes... eram muitas as mudanças pelas quais o Brasil passava e elas
também se fizeram presentes nas artes. No ano de 1922, durante as comemorações
do centenário de Independência do Brasil, foi realizado no Teatro Municipal de São
Paulo, um evento cultural chamado Semana de Arte Moderna. Foi um evento com
muitas exposições de obra de arte, declamação e apresentações musicais. Entre
os participantes destacaram-se: Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Oswald de
Andrade (na literatura); Heitor Villa-Lobos e Guiomar Novaes (na música); Anita
Malfatti, Di Cavalcante, Victor Brecheret (nas artes plásticas).
Esse evento foi o marco do
Modernismo Brasileiro, monumento artístico que propunha atualizar e inovar as
artes brasileiras. Os modernistas pretendiam criar uma arte brasileira moderna
que fosse voltada para os temas nacionais e acompanhassem as mudanças pelas
quais o país passava. Tarsila do Amaral não participou da semana de 22, mas
passou a integrar o movimento e tornou-se uma de suas principais
representantes.
Geografia
Nessa semana ensaiamos as
apresentações da Feira das Regiões. Para produzir os textos utilizamos a
Biblioteca Móvel, o espaço multimídia com os notebooks. Enfim, foi um trabalho
que amamos realizar. Todos os grupos ficaram empolgados e animados.
Texto escrito pelos alunos:
- Mariana Gomes de Faria, Murillo de Oliveira Bergamo e Nathalia Guimarães Santos Ferreira Reis – 5º ano A.
- Pedro Henrique Miranda dos Reis, Samuel Prado e Sofia Cravo Degani – 5º ano B.
Revisado
pelas professoras Andréa Nunes e Sandra Mendes.
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