sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Brasil República



História

Em 1889, logo após Proclamar a República, o Marechal Deodoro da Fonseca assume provisoriamente o governo do país. É o início da República da Espada, que dura de 1894.
Em 1891 é promulgada a Segunda Constituição Brasileira, a primeira da República, que implantou o voto universal para os cidadãos, instituiu o presidencialismo e o voto aberto. Em seguida, Deodoro da Fonseca é oficialmente eleito, pelo Congresso, o primeiro presidente do Brasil.
Deodoro renuncia. O vice, Marechal Floriano Peixoto, assume a presidência.
Em 1893 oficiais da marinha dão início à Revolta da Armada.
No Rio Grande do Sul, enclode a Revolta Federalista.
Em 1894, Prudente de Moraes é eleito, pelo voto direito, o primeiro presidente civil brasileiro. Começa então a República do Café.



Geografia
Em geografia aprendemos sobre a região Norte do Brasil. Os estados da região Norte, são: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará. O clima dessa região é Equatorial úmido, com altas temperaturas e chuvas durante boa parte do ano.
A Bacia Hidrelétrica do Norte é a Bacia Amazônica.
A região Norte é banhada pelo Oceano Atlântico? Sim, mas não por todos os estados da região, apenas Amapá e Pará. E pelo Oceano Pacífico? Claro que não, nenhum estado brasileiro é banhado pelo Oceano Pacífico já que ele fica do outro lado da América do Sul.
Vegetações do Norte: Floresta Amazônica, vegetação de Mangue e Cerrado. A extensão territorial é de 3.853.327 quilômetros quadrados.
Os pratos típicos são: Pirarucu de Casaca, Tacaca, Açaí, Pato Tucupe e Maniçoba.
 

Português

Ufa! Que semana! Nós fizemos tanta coisa! Nós revisamos o uso de Pronomes, aprendemos como fazer uma história de mal-entendidos, começamos a nossa aula de Literatura e, por fim, nós tivemos o dia de convivência, e, a professora Fabíola (de português) nos ajudou a entender um pouquinho mais sobre textos e cartas! Foi uma semana muito boa! 
Agora, eu achei uma paródia bem legal sobre os pronomes pessoais dos casos reto e oblíquo!


Na semana anterior fizemos o SIMA, foram provas muito importantes que tivemos na semana do dia 27/8 até 30/8; por isso, não tivemos publicação nessa semana. Para quem não sabe ENADE é uma sigla para o Exame Nacional de Desempenho aos Estudantes, uma avaliação que acontece no Marista para avaliar o nível de nossa escola. O ENADE não é obrigatório nas escolas, por isso, se você gostaria de falar com algum amigo de escolas diferentes, eles não irão entender NADA!! !
Nossa professora de Português pediu para que nós lêssemos os livros Meu Pé de Laranja Lima e Fausto, por isso, eu recomendo o filme Meu Pé de Laranja Lima. Lembrando que, é obrigatório vocês lerem o livro primeiro depois o filme.



Matemática

Aprendemos sobre probabilidade ou chance, isto é, chances de acerto ou erro. Por exemplo: temos 2 moedas, uma de 25 centavos e a outra de 1 real. Qual é a chance de escolhermos a moeda de 1 real?


R: A chance é de 50% ou 1/2.
Aprendemos também sobre a simetria. Simetria são eixos que dividem uma figura exatamente na metade.
Uma figura pode ter um eixo vertical, diagonal, horizontal ou todos eles.
No 3º trimestre teremos os objetivos A3 e B3; o A3 é: compreender as operações com números decimais e fracionários.
E o B3 é: compreender os elementos do circulo e identificar as retas (Paralelas, Concorrentes e Perpendiculares).



Ciências

No primeiro trimestre aprendemos sobre partes e função dos vegetais, reprodução de animais e plantas, polinização, tipos de reprodução e partes do corpo humano. No estudo do corpo humano aprendemos sobre os sistemas digestivo, respiratório, sanguíneo e reprodutor. Também aprendemos sobre os tipos de alimentos: sua importância e os grupos de alimentos (construtores, reguladores energéticos).

No segundo trimestre aprendemos sobre extração e transformação de materiais naturais, recursos naturais renováveis ou não, sistema renal, sistema ósseo, sistema muscular, sistema nervoso, órgãos dos sentidos e tecnologia. E o que mais gostei foi de ir ao laboratório.
E agora no terceiro trimestre iremos aprender corpos celestes: universo, sistema solar, tipos de energia e muito mais.


Texto escrito pelos alunos:
  • Gabriela Brunialti Justo e Gabriela Carneiro Dellavia – 5º ano A
  • João Victor Zamarioli Gianoni e Karen Utimura Cordeiro – 5º ano B


Revisado pelas professoras Andréa Nunes e Sandra Mendes.

sábado, 14 de setembro de 2013

Telejornal



Português

Neste trimestre fizemos muitos exercícios sobre pronomes.
Os pronomes são palavras que substituem os substantivos. Eles podem ser pessoais do caso reto, do caso obliquo e de tratamento; se referem às pessoas do discurso: 

  • Locutor (quem fala): é a 1ª do discurso;
  • Locutário (com quem fala): que é a 2ª pessoa do discurso;
  • Assunto (de quem se fala ou do que o locutor fala): que é a 3ª pessoa.



Para finalizar o 2º trimestre fizemos como produção oral, um telejornal. Foi incrível! Alguns estudantes colocaram gravatas, outros, casacos.

 





 História

Em História estamos aprendendo sobre o Príncipe Triste e sua família.
Quando D. Pedro II cresce, aos seus 14 anos, ele tem grandes desafios: criar a identidade brasileira, fazer as pessoas terem orgulho de serem brasileiras.
D. Pedro II queria fazer o Brasil dar certo então resolveu enaltecer (dar importância) a data do “descobrimento”, a carta de Pero Vaz de Caminha e a data da Proclamação da Independência.

 
Geografia

Em Geografia estamos aprendendo sobre os Conhecimentos Cartográficos.
O planeta Terra tem a forma aproximada de uma esfera. O globo é a representação mais parecida com o nosso planeta, pois é esférico e nos permite observar as proporções reais entre os países e os continentes. Porém, grande parte dos globos que utilizamos tem, no máximo, o tamanho aproximado de uma bola de basquete, o que não permite enxergar muitos detalhes.
Na parte mais larga do globo, foi desenhada uma linha que se convencionou chamar Linha do Equador. Ela indica a divisão do mundo em duas partes: hemisfério norte e hemisfério sul. As latitudes são medidas da linha do equador para o norte e para o sul. As linhas que unem latitudes iguais chamam-se paralelos.
 



Ciências

Recursos Naturais
Os recursos são retirados da natureza e transformados. Existem os recursos renováveis, aqueles recursos, se retirar, outro poderá surgir. Ex: árvores. Também existem os recursos não renováveis que se acabar não vai existir outro. Ex: ferro e ouro.
Compostagem: é um jeito de usar o lixo orgânico como fertilizante para o solo.


 Sistema Nervoso
O sistema nervoso é muito importante. Sem ele, estaríamos sem nos mover e nada. O cérebro controla os movimentos voluntários, o cerebelo controla o equilíbrio e o bulbo controla ações involuntárias. A medula espinhal conduz informações até o encéfalo. Existem 2 tipos de nervos: os sensitivos e os motores.




Matemática

Neste trimestre aprendemos sobre ângulos. Eles podem ser agudos, obtusos e retos.
O ângulo agudo é menor que 90 graus. Ângulo obtuso é maior que 90 graus e ângulo reto é igual a 90 graus.
Vimos também a classificação dos triângulos quanto aos lados e quanto aos ângulos: triângulo equilátero tem todos os lados iguais, triângulos isósceles têm dois lados iguais e um diferente e o triângulo escaleno possui todos os seus lados com medidas diferentes. Quanto aos ângulos, um triângulo retângulo possui um ângulo reto (90º), o triângulo obtusângulo possui um ângulo obtuso (maior que 90º) e o triângulo acutângulo todos os ângulos são agudos.
Também aprendemos sobre fração decimal e número decimal para fazer o cálculo da porcentagem. Ex: 50% = 50/100 = 0,50.
Aprendemos situações-problema com cálculo da porcentagem. Nós também vimos sobre “probabilidade” (chance). A probabilidade é a chance para o acerto ou erro.
 

Texto escrito pelos alunos:

  • Gabriel Capranica Garcia e Gabriel Neri – 5º ano A
  • Isabella Albergaria Nogueira e João Leonardo Antonio do Nascimento – 5º ano B

Revisado pelas professoras Andréa Nunes e Sandra Mendes.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Pangeia



História

Você sabe o que é Pangeia? Não prestou atenção na professora? Sorte sua, pois Pangeia e o final do Brasil Colônia é o meu assunto.
A Pangeia era um bloco continental, formado pelos atuais continentes. Com o tectonismo essa proporção de terra foi se separando e formando os continentes atuais.
Em alguns blocos continentais atuais, alguns aspectos de fauna e flora são semelhantes. Vocês perceberam que o Brasil se encaixa na Africa? Pois é!
Ah, Pangeia significa “Toda Terra” e “Pantalassa” era o mar que banhava a Pangeia, todo o mar.


Agora, vamos ver o final do Brasil Colônia!


 Histórias da Nossa História

Em 1806, Napoleão Bonaparte, o Imperador francês, dominava quase toda a Europa mas não conseguia dominar a Inglaterra, separada do continente e protegida por sua poderosa esquadra. Para combatê-los, o francês ordena o “Bloqueio Continental”, ou seja, o fechamento de todos os portos continentais ao comércio com a Grã-Bretanha.
Nessa época, governava Portugal D. João, que decidiu apoiar a Inglaterra. Por isso, tropas francesas invadem Portugal que não estava preparado para resistir. A família real foge para o Brasil com mais de 15.000 acompanhantes em vinte e dois pequenos navios.
Em 24 de janeiro de 1808 chegam à Bahia onde são festivamente recebidos. Em Salvador, abriu os portos às nações amigas e após o dia 26 de fevereiro, dirigiu-se ao Rio de Janeiro causando vários contratempos aos cariocas como despejos de suas casas para abrigarem os portugueses. A vinda da família real trouxe também inúmeros benefícios para o Brasil.
Em 26 de abril de 1821, D. João embarca de volta para Portugal deixando seu filho, Pedro, que futuramente proclamaria a Independência do Brasil às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo.
A partir desse momento, com a proclamação inicia-se o Brasil Imperial.
Fonte: Histórias da Nossa História – Vol. 2 – Editora do Brasil S/A.



Português

Em língua portuguesa aprendemos sobre a importância dos pronomes. Descobrimento que os pronomes podem substituir os substantivos e acompanham os verbos, como por exemplo:
“Que flor linda! Você vai comprá-la?”
“Onde está sua bolsa? Gostaria de usá-la?”
‘’Que menino lindo! Ele é seu filho?”
La, La e Ele são pronomes.



Ciências

Nesse trimestre aprendemos sobre sistemas do corpo humano e recursos naturais que são elementos da natureza. Recurso natural renovável é o que pode voltar para a natureza e recurso natural não renovável é que não pode ser recolocado no ambiente com rapidez, demora milhares de anos.
A reciclagem é muito importante para o nosso planeta, sempre jogar lixo no lugar certo; plástico no plástico, papel no papel, metal no metal, e vidro no vidro. O lixo orgânico é melhor fazer adubo para as plantas em vez de jogar fora. Sua mãe não precisa pagar pois o jardineiro faz de graça.
O sistema renal têm várias funções: rins filtram o sangue e produz a urina; ureteres conduz a urina até a bexiga que acumula a urina até sua eliminação. A uretra elimina a urina.
Acompanhe esse vídeo que fala sobre o funcionamento dos rins:


Sistema locomotor: o maior osso do corpo é o fêmur. Os ossos servem para sustentar nosso corpo. As articulações realizam os movimentos. Elas podem ser móveis, semimóveis ou imóveis. Os músculos protegem os ossos e as articulações e trabalham em conjunto para realizarmos as atividades do dia-a-dia.



Matemática

Nesses dias em matemática estamos relembrando o que estudamos no 4° ano: números decimais e também com frações decimais e porcentagem. Também a fazer cálculos de porcentagem. Essas são as matérias que estamos aprendendo em matemática, mas nesse segundo trimestre, ficamos bem focados nas frações, como: frações próprias, impróprias, equivalentes etc. Ficamos bem focados nisso nesse trimestre e foram essas coisas que aprendemos nesses dias. 



Texto escrito pelos alunos:

  • Eduardo Magnani Danezi e Emerson Luiz Dias Magalhães – 5º ano A
  • Guilherme Balthazar Brasil e Guilherme Bavaresco Alves dos Santos – 5º ano B

Revisado pelas professoras Andréa Nunes e Sandra Mendes.