sábado, 14 de setembro de 2013

Telejornal



Português

Neste trimestre fizemos muitos exercícios sobre pronomes.
Os pronomes são palavras que substituem os substantivos. Eles podem ser pessoais do caso reto, do caso obliquo e de tratamento; se referem às pessoas do discurso: 

  • Locutor (quem fala): é a 1ª do discurso;
  • Locutário (com quem fala): que é a 2ª pessoa do discurso;
  • Assunto (de quem se fala ou do que o locutor fala): que é a 3ª pessoa.



Para finalizar o 2º trimestre fizemos como produção oral, um telejornal. Foi incrível! Alguns estudantes colocaram gravatas, outros, casacos.

 





 História

Em História estamos aprendendo sobre o Príncipe Triste e sua família.
Quando D. Pedro II cresce, aos seus 14 anos, ele tem grandes desafios: criar a identidade brasileira, fazer as pessoas terem orgulho de serem brasileiras.
D. Pedro II queria fazer o Brasil dar certo então resolveu enaltecer (dar importância) a data do “descobrimento”, a carta de Pero Vaz de Caminha e a data da Proclamação da Independência.

 
Geografia

Em Geografia estamos aprendendo sobre os Conhecimentos Cartográficos.
O planeta Terra tem a forma aproximada de uma esfera. O globo é a representação mais parecida com o nosso planeta, pois é esférico e nos permite observar as proporções reais entre os países e os continentes. Porém, grande parte dos globos que utilizamos tem, no máximo, o tamanho aproximado de uma bola de basquete, o que não permite enxergar muitos detalhes.
Na parte mais larga do globo, foi desenhada uma linha que se convencionou chamar Linha do Equador. Ela indica a divisão do mundo em duas partes: hemisfério norte e hemisfério sul. As latitudes são medidas da linha do equador para o norte e para o sul. As linhas que unem latitudes iguais chamam-se paralelos.
 



Ciências

Recursos Naturais
Os recursos são retirados da natureza e transformados. Existem os recursos renováveis, aqueles recursos, se retirar, outro poderá surgir. Ex: árvores. Também existem os recursos não renováveis que se acabar não vai existir outro. Ex: ferro e ouro.
Compostagem: é um jeito de usar o lixo orgânico como fertilizante para o solo.


 Sistema Nervoso
O sistema nervoso é muito importante. Sem ele, estaríamos sem nos mover e nada. O cérebro controla os movimentos voluntários, o cerebelo controla o equilíbrio e o bulbo controla ações involuntárias. A medula espinhal conduz informações até o encéfalo. Existem 2 tipos de nervos: os sensitivos e os motores.




Matemática

Neste trimestre aprendemos sobre ângulos. Eles podem ser agudos, obtusos e retos.
O ângulo agudo é menor que 90 graus. Ângulo obtuso é maior que 90 graus e ângulo reto é igual a 90 graus.
Vimos também a classificação dos triângulos quanto aos lados e quanto aos ângulos: triângulo equilátero tem todos os lados iguais, triângulos isósceles têm dois lados iguais e um diferente e o triângulo escaleno possui todos os seus lados com medidas diferentes. Quanto aos ângulos, um triângulo retângulo possui um ângulo reto (90º), o triângulo obtusângulo possui um ângulo obtuso (maior que 90º) e o triângulo acutângulo todos os ângulos são agudos.
Também aprendemos sobre fração decimal e número decimal para fazer o cálculo da porcentagem. Ex: 50% = 50/100 = 0,50.
Aprendemos situações-problema com cálculo da porcentagem. Nós também vimos sobre “probabilidade” (chance). A probabilidade é a chance para o acerto ou erro.
 

Texto escrito pelos alunos:

  • Gabriel Capranica Garcia e Gabriel Neri – 5º ano A
  • Isabella Albergaria Nogueira e João Leonardo Antonio do Nascimento – 5º ano B

Revisado pelas professoras Andréa Nunes e Sandra Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário