Português
Neste trimestre fizemos
muitos exercícios sobre pronomes.
Os pronomes são palavras
que substituem os substantivos. Eles podem ser pessoais do caso reto, do caso obliquo e de tratamento; se
referem às pessoas do discurso:
- Locutário (com quem fala): que é a 2ª pessoa do discurso;
- Assunto (de quem se fala ou do que o locutor fala): que é a 3ª pessoa.
Para finalizar o 2º trimestre fizemos como produção oral, um telejornal.
Foi incrível! Alguns estudantes colocaram gravatas, outros, casacos.
História
Quando D. Pedro II
cresce, aos seus 14 anos, ele tem grandes desafios: criar a identidade
brasileira, fazer as pessoas terem orgulho de serem brasileiras.
D. Pedro II queria fazer
o Brasil dar certo então resolveu enaltecer (dar importância) a data do
“descobrimento”, a carta de Pero Vaz de Caminha e a data da Proclamação da
Independência.
Geografia
Em Geografia estamos
aprendendo sobre os Conhecimentos Cartográficos.
O planeta Terra tem a
forma aproximada de uma esfera. O globo é a representação mais parecida com o
nosso planeta, pois é esférico e nos permite observar as proporções reais entre
os países e os continentes. Porém, grande parte dos globos que utilizamos tem,
no máximo, o tamanho aproximado de uma bola de basquete, o que não permite
enxergar muitos detalhes.
Na parte mais larga do
globo, foi desenhada uma linha que se convencionou chamar Linha do Equador. Ela
indica a divisão do mundo em duas partes: hemisfério norte e hemisfério sul. As
latitudes são medidas da linha do equador para o norte e para o sul. As linhas
que unem latitudes iguais chamam-se paralelos.
Ciências
Recursos
Naturais
Os recursos são
retirados da natureza e transformados. Existem os recursos renováveis, aqueles
recursos, se retirar, outro poderá surgir. Ex: árvores. Também existem os recursos
não renováveis que se acabar não vai existir outro. Ex: ferro e ouro.
Compostagem: é um jeito de usar o lixo orgânico
como fertilizante para o solo.
Sistema
Nervoso
O sistema nervoso é
muito importante. Sem ele, estaríamos sem nos mover e nada. O cérebro controla
os movimentos voluntários, o cerebelo controla o equilíbrio e o bulbo controla
ações involuntárias. A medula espinhal conduz informações até o encéfalo.
Existem 2 tipos de nervos: os sensitivos e os motores.
Matemática
Neste trimestre
aprendemos sobre ângulos. Eles podem ser agudos, obtusos e retos.
O ângulo agudo é menor
que 90 graus. Ângulo obtuso é maior que 90 graus e ângulo reto é igual a 90
graus.
Vimos também a
classificação dos triângulos quanto aos lados e quanto aos ângulos: triângulo
equilátero tem todos os lados iguais, triângulos isósceles têm dois lados
iguais e um diferente e o triângulo escaleno possui todos os seus lados com
medidas diferentes. Quanto aos ângulos, um triângulo retângulo possui um ângulo
reto (90º), o triângulo obtusângulo possui um ângulo obtuso (maior que 90º) e o
triângulo acutângulo todos os ângulos são agudos.
Também aprendemos sobre
fração decimal e número decimal para fazer o cálculo da porcentagem. Ex: 50% =
50/100 = 0,50.
Aprendemos situações-problema
com cálculo da porcentagem. Nós também vimos sobre “probabilidade” (chance). A
probabilidade é a chance para o acerto ou erro.
Texto escrito pelos
alunos:
- Gabriel Capranica Garcia e Gabriel Neri – 5º ano A
- Isabella Albergaria Nogueira e João Leonardo Antonio do Nascimento – 5º ano B
Revisado
pelas professoras Andréa Nunes e Sandra Mendes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário