História
Em 1889, logo após Proclamar a
República, o Marechal Deodoro da Fonseca assume provisoriamente o governo do
país. É o início da República da Espada, que dura de 1894.
Em 1891 é promulgada a Segunda Constituição
Brasileira, a primeira da República, que implantou o voto universal para os
cidadãos, instituiu o presidencialismo e o voto aberto. Em seguida, Deodoro da
Fonseca é oficialmente eleito, pelo Congresso, o primeiro presidente do Brasil.
Deodoro renuncia. O vice, Marechal
Floriano Peixoto, assume a presidência.
Em 1893 oficiais da marinha dão início
à Revolta da Armada.
No Rio Grande do Sul, enclode a
Revolta Federalista.
Em 1894, Prudente de Moraes é eleito,
pelo voto direito, o primeiro presidente civil brasileiro. Começa então a República
do Café.
Geografia
Em geografia aprendemos sobre a região
Norte do Brasil. Os estados da região Norte, são: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima,
Rondônia, Tocantins e Pará. O clima dessa região é Equatorial úmido, com altas
temperaturas e chuvas durante boa parte do ano.
A Bacia Hidrelétrica do Norte é a
Bacia Amazônica.
A região Norte é banhada pelo Oceano
Atlântico? Sim, mas não por todos os estados da região, apenas Amapá e Pará. E
pelo Oceano Pacífico? Claro que não, nenhum estado brasileiro é banhado pelo
Oceano Pacífico já que ele fica do outro lado da América do Sul.
Vegetações do Norte: Floresta Amazônica,
vegetação de Mangue e Cerrado. A extensão territorial é de 3.853.327
quilômetros quadrados.
Português
Ufa! Que semana! Nós fizemos tanta
coisa! Nós revisamos o uso de Pronomes, aprendemos como fazer uma história de
mal-entendidos, começamos a nossa aula de Literatura e, por fim, nós tivemos o
dia de convivência, e, a professora Fabíola (de português) nos ajudou a
entender um pouquinho mais sobre textos e cartas! Foi uma semana muito boa!
Agora, eu achei uma paródia bem legal sobre os pronomes pessoais dos casos reto e oblíquo!
Agora, eu achei uma paródia bem legal sobre os pronomes pessoais dos casos reto e oblíquo!
Na semana anterior fizemos o SIMA, foram provas muito importantes que tivemos na semana do dia 27/8 até 30/8; por isso, não tivemos publicação nessa semana. Para quem não sabe ENADE é uma sigla para o Exame Nacional de Desempenho aos Estudantes, uma avaliação que acontece no Marista para avaliar o nível de nossa escola. O ENADE não é obrigatório nas escolas, por isso, se você gostaria de falar com algum amigo de escolas diferentes, eles não irão entender NADA!! !
Nossa professora de Português pediu
para que nós lêssemos os livros Meu Pé de Laranja Lima e Fausto, por isso, eu
recomendo o filme Meu Pé de Laranja Lima. Lembrando que, é obrigatório vocês
lerem o livro primeiro depois o filme.
Matemática
Aprendemos sobre probabilidade ou
chance, isto é, chances de acerto ou erro. Por exemplo: temos 2 moedas, uma de
25 centavos e a outra de 1 real. Qual é a chance de escolhermos a moeda de 1
real?
R: A chance é de 50% ou 1/2.
Aprendemos também sobre a simetria.
Simetria são eixos que dividem uma figura exatamente na metade.
Uma figura pode ter um eixo vertical,
diagonal, horizontal ou todos eles.
No 3º trimestre teremos os objetivos
A3 e B3; o A3 é: compreender as operações com números decimais e fracionários.
E o B3 é: compreender os elementos do
circulo e identificar as retas (Paralelas, Concorrentes e Perpendiculares).
Ciências
No primeiro trimestre aprendemos sobre
partes e função dos vegetais, reprodução de animais e plantas, polinização,
tipos de reprodução e partes do corpo humano. No estudo do corpo humano
aprendemos sobre os sistemas digestivo, respiratório, sanguíneo e reprodutor.
Também aprendemos sobre os tipos de alimentos: sua importância e os grupos de
alimentos (construtores, reguladores energéticos).
No segundo trimestre aprendemos sobre
extração e transformação de materiais naturais, recursos naturais renováveis ou
não, sistema renal, sistema ósseo, sistema muscular, sistema nervoso, órgãos
dos sentidos e tecnologia. E o que mais gostei foi de ir ao laboratório.
E agora no terceiro trimestre iremos
aprender corpos celestes: universo, sistema solar, tipos de energia e muito
mais.
Texto escrito pelos alunos:
- Gabriela Brunialti Justo e Gabriela Carneiro Dellavia – 5º ano A
- João Victor Zamarioli Gianoni e Karen Utimura Cordeiro – 5º ano B
Revisado
pelas professoras Andréa Nunes e Sandra Mendes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário